Sabemos que muitas vezes nas escolas não há recursos de materiais, físicos e muitas outras dificuldades
quero postar algumas atividades que não requer recurso financeiro
mas proporciona uma aprendizagem significativa e diversão
quero postar algumas atividades que não requer recurso financeiro
mas proporciona uma aprendizagem significativa e diversão
UM PASSEIO COM AS FORMAS
iDADE: 4 A 5 ANOS
Objetivo: Aprender a distinguir as diversas formas.
Material:
Uma área com muitas formas paras as crianças obersavrem (pátio, sala de aula)
Tópicos de aprendizagem
* Consciência corporal
* Classificação / organização
* Desenvolvimento cognitivo/raciocínio
* Desenvolvimento da linguagem e do vocabulário
* intereração social
* Relações espaciais
O que fazer:1. MOstre à criança as diferentes formas nas quais vocÊ quer que ela repare em seu passeio, como o circulo, o quadrado, o triângulo, o retângulo, uma forma oval etc.
2. Passeio com ela pela escola, pela sala de aula
3. Selecione uma forma e peça-lhe para ver quantos objetos consegue descobrir com essa forma.
4. Depois que ela encontrar uns cinco ou seis, mude de forma e repita o procedimento
5. Continue até ela encontrar todas as formas.
6. Quando terminarem, façam um lanche coletivo, durante o qual você pergunta qual é a a forma dos alimentos!!!!
VARIAÇÃO
LEVE UM BLOQUINHO DE PAPEL OU FOLHA DE SULFITE NO passeio E PEÇA para desenharem o objeto toda vez que encontrar a forma selecionada antes.
Pode ate usar um dado, a figura que cair eles procuram
achei esse no Google
http://dulceduda.pbworks.com/Representa%C3%A7%C3%A3o-do-mundo-pela-Matem%C3%A1tica
Fonte: Aprender Brincando. Brincadeiras e atividades para crianças de 3 a 6 anos Penny Warner. Editora Ground
Objetivo: Aprender a distinguir as diversas formas.
Material:
Uma área com muitas formas paras as crianças obersavrem (pátio, sala de aula)
Tópicos de aprendizagem
* Consciência corporal
* Classificação / organização
* Desenvolvimento cognitivo/raciocínio
* Desenvolvimento da linguagem e do vocabulário
* intereração social
* Relações espaciais
O que fazer:1. MOstre à criança as diferentes formas nas quais vocÊ quer que ela repare em seu passeio, como o circulo, o quadrado, o triângulo, o retângulo, uma forma oval etc.
2. Passeio com ela pela escola, pela sala de aula
3. Selecione uma forma e peça-lhe para ver quantos objetos consegue descobrir com essa forma.
4. Depois que ela encontrar uns cinco ou seis, mude de forma e repita o procedimento
5. Continue até ela encontrar todas as formas.
6. Quando terminarem, façam um lanche coletivo, durante o qual você pergunta qual é a a forma dos alimentos!!!!
VARIAÇÃO
LEVE UM BLOQUINHO DE PAPEL OU FOLHA DE SULFITE NO passeio E PEÇA para desenharem o objeto toda vez que encontrar a forma selecionada antes.
Pode ate usar um dado, a figura que cair eles procuram
achei esse no Google
http://dulceduda.pbworks.com/Representa%C3%A7%C3%A3o-do-mundo-pela-Matem%C3%A1tica
Fonte: Aprender Brincando. Brincadeiras e atividades para crianças de 3 a 6 anos Penny Warner. Editora Ground