TEMA: O MOSQUITO
Objetivos específicos: Conhecer o poema “O Mosquito”. Mostrar ao aluno como é mosquito. Conhecer o instrumento violino e seus sons.
Áreas do conhecimento: Natureza e Sociedade. Linguagem oral. Artes Visuais.
Temas transversais: Pluralidade Cultural e Meio Ambiente
Fontes de Estudo e pesquisa:
1. MORAES, Vinicius de. A Arca de Noé. Poemas infantis. São Paulo. Campanha das letras.
Recursos utilizados: chapa de raio X para asa, papel canson e cartão, tinta guache, giz de cera, imagem de mosquito, pode de Yakult, EVA.
Descrição do processo:
Perguntamos quem já viu o mosquito e qual é o som. Depois foi mostrada a foto do mosquito.
Ouviram o poema em forma de história. O mosquito e o violino como fantoches de palito de sorvete.
A primeira atividade foi uma viseira de Mosquito. Pintaram a viseira com tinta guache. E o mosquito foi pintado com giz de cera. Após confeccionando as crianças brincaram de mosquito.
O violino coletivo fizeram colagem com retalhos de EVA.
O mosquito de sucata foi feito com o pote de Yakult, pintando com tinta guache preta, e colaram a asa feita de placa de raio-X.
Comentários dos Alunos
“Meleca!!” (João Victor ao vê a foto do mosquito)
“Tia ele avoa” (Daniel)
“Tem em casa” (Manuela, falando do violino)
Conclusão
Durante a contação do poema prestavam muita atenção. O violino era o violão. Gostaram de ouvir o som do violino.
Ao brincar de imitar o mosquito foi uma festa.
O Mosquito
Vinícius de Moraes
O mundo é tão esquisito:
Tem mosquito.
Por que, mosquito, por que
Eu . . . e você?
Você é o inseto
Mais indiscreto
Da Criação
Tocando fino
Seu violino
Na escuridão.
(....)