PROJETO FEIRA DO LIVRO 2010




PROJETO FEIRA DO LIVRO
Tema: “O TRENZINHO DE NICOLAU” Ruth Rocha


Sobre o livro: O trenzinho do Nicolau, um maquinista muito legal, com Maria-fumaça, apitando cheia de graça. O tempo passa, depressa ou de mansinho, mas Nicolau jamais se esquecerá de seu trenzinho.
Ruth Rocha é uma das maiores escritoras de literatura infantil do país, com 130 livros publicados. Ruth Rocha escreve com linguagem simples e idéias profundas. Ela acredita na inteligência da criança.
As histórias da SÉRIE VOU TE CONTAR! foram escritas pela Ruth Rocha durante os anos de 1969 a 1981 em várias revistas para crianças que ela dirigiu, publicações que faziam um grande sucesso entre os pequenos. São histórias que mostram situações e personagens que valorizam a independência de pensamento e a ousadia.


Duração: 1 mês

Idade: 4 anos

Justificativa:
O projeto surgiu na necessidade de incentivar na criança a curiosidade, a imaginação e a criatividade, descobrindo no livro o prazer em ouvir histórias.
É preciso que desde Educação Infantil crie-se ambientes favoráveis e situações para a leitura. Nesse processo é importante favorecer momentos de prazer em grupo e enriquecimento do imaginário infantil.
Dessa maneira contribuir para formação de leitores e amigos dos livros.

Objetivos gerais: Favorecer o contato com textos de qualidade literária. Incentivar a leitura e a pesquisa. Contribuir para a formação de leitores e na aquisição de conhecimento cultural. Proporcionar iteração da família com a escola.

Objetivos específicos: Explorar o meio de transporte trem. Exercitar a visualização e a observação de paisagens. Desenvolver nos educandos, a valorização pessoal e coletiva. Valorizar importância das pessoas, dos amigos, da família. Desenvolver a imaginação, criatividade e a linguagem das crianças. Valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento.



PARA OS PAIS.........................

BILHETE

FAMÍLIA

Estaremos iniciando um projeto para a Feira do Livro em Abril. O livro escolhido foi “O trenzinho do Nicolau” de Ruth Rocha. A participação da família é de suma importância para o sucesso do projeto.

Para isso trazer até o ......

· 1 foto do passeio ou viagem que a criança mais gostou
· 1 imagem de uma paisagem escolhida pela criança (identificar o local)
· Pesquisar, junto com a criança, sobre a autora Ruth Rocha.
· 1 pertence da criança para nossa VIAGEM DE TREM (não pode ser grande)

A cada dia uma criança levará o livro para a leitura em família. Favor sempre devolver no dia seguinte. ATENÇÃO: tomar cuidado com o livro, não amassar, não deixar a criança rasbicar, pois pertence a escola e outras crianças também irão levar para casa.

Conto com a colaboração de todos.

Atenciosamente ........

“Piuííí... Piuííí... Piuííí... Vamos viajar nessa leitura”