Plano de aula 6 - O reino dividido

Aula 6 O Reino  dividido
Referencia Bíblica: 1 reis 11:43; 12:1-17,19-20 14:21-22; 15:1-3, 9:12, 14-15

Oração inicial


Versículos chave:

“... Devemos fazer o bem a todos” Gálatas 6.10

Brincar de telefone sem fio para saberem do versículo. Explicar e mostrar o cartaz.



Sugestão de Louvor:

Eu preciso de você



História

Recurso: Dramatização. Fazer coroas de papel. Usar os alunos para contar a história.


O rei Salomão reinou durante 40 anos. Salomão morreu e foi sepultado na Cidade de Davi, e o seu filho Roboão ficou no lugar dele como rei.
Roboão, filho de Salomão, foi até Siquém, onde todo o povo de Israel se havia reunido para fazê-lo rei. Jeroboão, que havia fugido do rei Salomão e ido para o Egito, soube disso e voltou de lá. O povo das tribos do Norte mandou buscá-lo, e foram todos juntos falar com Roboão.
Eles disseram: — Salomão, o seu pai, nos tratou com dureza e nos fez carregar cargas pesadas. Se o senhor tornar essas cargas mais leves e a nossa vida mais fácil, nós seremos seus servidores.
Roboão respondeu: — Voltem daqui a três dias, e aí eu darei a minha resposta.
Então eles foram embora. Três dias depois, Jeroboão e todo o povo foram falar de novo com o rei Roboão, como ele havia mandado. O rei desprezou o conselho dos homens mais velhos e falou duramente com o povo.
Ele disse: — O meu pai fez vocês carregarem cargas pesadas; eu vou aumentar o peso ainda mais. Ele castigou vocês com chicotes; eu vou surrá-los com correias. Assim o rei Roboão não atendeu o povo, seguiu conselho errado. O rei não foi sábio.
O povo não gostou da resposta de Roboão e agora o reino foi dividido em dois (mostrar mapa), como Deus havia dito.

Quando estamos perto de pessoas que servem a Deus, ficamos cada vez mais perto d’Ele, mas quando nossos amigos não conhecem a Deus, nos afastamos de d’Ele. Por isso, sempre ande com pessoas que edificam sua vida, que te fazem uma pessoa mais parecida com Jesus!
Professor (a) enfatize aos pequenos que devemos ser prudentes em nossas escolhas. Roboão fez uma escolha errada e trouxe consequências para muitas pessoas. De fato, quando fazemos uma escolha errada pode resultar em problemas para nós mesmos e para outras pessoas que nem tem culpa de nada. Fique atento! Faça a escolha certa.

Brincadeira:

Abraçando amigos
Formar uma grande roda. Colocar bem baixinho uma música agradável. Informar que o grupo deverá estar atento à ordem dada para executá-la atentamente. Exemplo: “Abraço de três” e todos começam a se abraçar em grupo de três; “abraço de cinco”, “abraço de um”, “abraço de todo mundo.” É importante que o educador esteja atento para que todos participem.


Atividade:

Colorir a cena e a coroa. Recortar a coroa e prender com “Colchete/Bailarina”






Plano de Frequência: Pintar a coroa 6 - Confira AQUI



Fonte: http://portalsementinhakids.com/2009/08/salomao/