Plano de Aula Aula 1 – Saul: Escolhido por Deus

Aula 1 – Saul: Escolhido por Deus
Referencia bíblica: 1 Sm 8.1-10, 19-22; 9:1-20, 26-27; 10:1,16-24; 14:47-48; 15:10-11; 16:17-23

Oração inicial

Versículo chave:
“Quando estou com medo, eu confio em ti.” Salmo 56.3
Conversar com as crianças sobre o que elas têm medo, explicar que com Deus não precisamos ter medo. Recitar o versículo. Mostrar o cartaz.



Sugestão de Louvor:

Meu Mestre Mandou – Aline Barros


A Deus dai louvor



Historia bíblica
Recurso: Visual história (imprimir)



 Ação: Mostra a foto do presidente do Brasil e explicar quem é o líder no país. Depois Mostrar uma coroa e explicar qe no tempo passado era comum se ter um rei. O povo de Israel não tinha rei só tinha Juízes.
Samuel era um profeta, sacerdote e juiz de Israel. Ele era profeta porque transmitia a mensagem de Deus ao povo, era sacerdote porque intercedia pelas pessoas e era juiz porque aconselhava e liderava, e quando necessário julgava algumas situações.

Samuel estava idoso, e seus filhos não eram bons líderes como ele. Por isso o povo resolveu que deveria ter um rei. Os líderes de Israel foram falar com Samuel. Eles queriam ser como as demais nações.

Samuel ficou muito triste com o pedido de um novo rei. Afinal, Deus era o rei de Israel. Samuel ora a Deus. (I Samuel 8.7) Quanta ingratidão. Segundo a ordem de Deus, Samuel explica ao povo que não haveria nenhuma vantagem em terem um rei. Pois eles teriam que prestar honra e obediência a ele. O povo insiste.

Deus mostrou a Samuel um Rei. I Samuel 9.2. Esse rei era rico, jovem, bonito e bem alto.

Saul era um jovem bonito e o mais alto de todos. Um dia, ele saiu de casa procurando alguns jumentos perdidos, foi a casa de Samuel. Talvez o profeta pudesse dizer onde estavam os jumentos
Samuel avisou a Saul que os jumentos tinham sido encontrados. Explicou que Deus o escolheu para ser o rei de Israel. Saul tinha medo de assumir o reino, mas ele confiou em Deus. O profeta Samuel derramou um frasco de óleo sobre a cabeça de Saul. Agora Saul era o rei de Israel. O povo gritava: “Viva o rei!”.
Saul tornou-se um grande rei, infelizmente, ele desobedeceu a Deus. Ficou doente. O menino Davi foi ao palácio para tocar harpa, um instrumento que emite sons suaves. Assim, o rei sentia-se melhor.

Brincadeira:
Fazer 8 coroas dentro colocar as perguntas. A criança devera tentar acerta a bola dentro da coroa e responder a pergunta. Pode ser feito essa atividade em equipes.

Perguntas:
  1. O que o povo de Israel pediu para o profeta Samuel?
  2. Quem foi o primeiro rei de Israel?
  3. O que Saul estava procurando?
  4. Samuel ungiu a cabeça de Saul. Por que ele fez isso?
  5. Saul teve medo em ser o rei de Israel?
  6. Quando Saul estava doente, quem tocava musica para acalma-lo?
  7. O que você pode fazer para ajudar uma pessoa doente?
  8. Davi tocava um instrumento para o rei Saul.  Qual o nome do instrumento?

Atividades
Atividade 1: Vamos ajudar Samuel a Coroar o Rei

Atividade 2: Ligar os Pontos: Descobri quem está ouvindo Davi tocar harpa.


Clique na imagem opara ampliar


Plano de Frequência: Pintar a coroa 1 Confira o plano de Frequencia AQUI


Fonte: http://blogtiale.blogspot.com.br/2011/01/queremos-um-rei-saul.html