Essa foto do centro é a porta da escola e quando abre a aparece a foto da turma
foto das portas da casa deles
TEMA: A PORTA
Objetivos específicos: Ampliar o repertório musical das crianças. Aprender a ouvir/apreciar músicas diversas. Conhecer o poema e obra literária musicada “A porta”. Compreender que a porta projete nossas casas e que nossa família e amigos passam por ela para entrar em casa. Desenvolver a percepção auditiva, imaginação, através de um trabalho de musicalização.
Áreas do conhecimento: Natureza e Sociedade. Linguagem oral. Artes Visuais. Música.
Temas transversais: Pluralidade Cultural e Meio Ambiente.
Fontes de Estudo e pesquisa:
1. MORAES, Vinicius de. A Arca de Noé. Poemas infantis. São Paulo. Companhia das Letras.
Recursos utilizados: Papel canson, cola colorida, tinta guache marrom, imagens de animais, foto da porta de casa de cada criança, giz de cera.
Descrição do processo:
Conversamos sobre quem tinha porta em casa. Ouviram a música e após esse momento andamos pela escola para procurar as portas.
Em outro momento foi levado uma arca feita de caixa de sapato e com bichinhos de brinquedo, contamos a história dando ênfase que os bichos entraram pela porta na Arca. O registro foi pintar os animais com cola colorida e também a arca com tinta guache marrom.
Ao longo do processo as crianças ouviram a música e depois com violão e também com instrumentos de sucata foi feito um trabalho de musicalização, ou seja, prestar atenção na música e seguir o ritmo, construir o conhecimento musical, despertar e desenvolver o gosto pela música.
A conclusão do projeto foi a apresentação das fotos das portas da casa de cada um. A professora questionou como a porta iria abrir e um a um foi dizendo como queria que essa porta fosse aberta. Depois cada um desenhou quem passa por aquela porta (a família de cada um) usando giz de cera.
Foi produzida uma paródia do poema com o nome das crianças e seus comentários de como abre a porta de casa.
Comentários dos Alunos
Cada um falou como iria abrir a porta de casa.
“Aqui ta minha mãe” (Arthur mostrando a porta de sua casa)
“Vou fazer a porta do Arthur” (Daniel)
“Mãe, eu, pai” (Gabriel mostrando a porta de sua casa)
“Com a chave” (Laura, ao responder quando a professora perguntou Como abre a porta?)
“Meu Lucas” (Luiza mostrando a porta de sua casa)
“A família” (Luna falando da música)
Conclusão
As crianças gostaram da música. Ficaram admirados com o movimento da porta “abrir e fechar”. Todos participaram do processo com muito entusiasmo. Ao ver as fotos da porta de casa falavam de suas famílias e de sua casa demonstrando um grande afeto. Ao cantar a música todos já completam falando os nomes dos personagens (MENININHO, NAMORADO, COZINHEIRA E CAPITÃO)
A Porta
Composição: Vinicius de Moraes / Toquinho
Eu sou feita de madeira
Madeira, matéria morta
Mas não há coisa no mundo
Mais viva do que uma porta.
Eu abro devagarinho
Pra passar o menininho
Eu abro bem com cuidado
Pra passar o namorado
Eu abro bem prazenteira
Pra passar a cozinheira
Eu abro de supetão
Pra passar o capitão.
(...)
Eu fecho a frente da casa
Fecho a frente do quartel
Fecho tudo nesse mundo
Só vivo aberta no céu!
A Composição dos meus alunos....cada um disse como iria abrir a porta
os meus sãos de 2 anos logo acabam copiando a resposta do amigo, mas está valendo
A PORTA
COMPOSIÇÃO: TURMA DO PINGUIM G2 TARDE
EU SOU FEITA DE MADEIRA
MADEIRA, MATÉRIA MORTA
MAS NÃO HÁ COISA NO MUNDO
MAIS VIVA DO QUE UMA PORTA.
EU ABRO DEVAGARINHO PARA A TURMA DO PINGUIM
EU ABRO COM MUITO CUIDADO PRA PASSAR A FERNANDA
EU ABRO BEM RÁPIDO PRA PASSAR A AYUMI
EU ABRO DEVAGARINHO PRA PASSAR A MANUELA
EU ABRO RAPIDINHO PRA PASSAR O GABRIEL
EU ABRO BEM COM CUIDADO PRA PASSAR O ARTHUR
EU ABRO DEVAGARINHO PRA PASSAR O JOÃO VICTOR
EU ABRO BEM RÁPIDO PRA PASSAR A LUNA
EU ABRO DE SUPETÃO PRA PASSAR O DANIEL
EU ABRO DEVAGARINHO PRA PASSAR A LAURA
EU ABRO DEVARINHO PRA PASSAR A LUIZA
EU ABRO BEM RAPIDO PRA PASSAR A DANIELLE
(...)
EU FECHO A FRENTE DA CASA
FECHO A FRENTE DO QUARTEL
FECHO TUDO NESSE MUNDO
SÓ VIVO ABERTA NO CÉU!