Dinamica da Solidariedade

SOLIDARIEDADE




Muito se tem falado sobre solidariedade nos últimos anos, mas pouco se vivencia a real solidariedade. Mas o que significa solidariedade?

Solidariedade significa lutar contra o preconceito e a discriminação, aceitar a pessoas como ela é, ajudando a superar dificuldades, angustias e medos. Para ser solidário, nos precisamos: saber ouvir os problemas das pessoas, compartilhar os sentimentos e sempre estar abertos para ajudar.

O adolescente cristão precisar ter essas características, que muitas vezes o ser humano não tem. Tais características vêm do Espírito Santo, virtudes que são caracterizadas como fruto (Gl. 5.22), onde somente o Espírito Santo pode produzir.

Quando o Espírito Santo tem liberdade para trabalhar na vida do crente, ele produz todas essas características: benignidade, bondade, longanimidade, etc.



DINÂMICA: O TREM DA SOLIDARIEDADE



Objetivo: Auxiliar os alunos a refletirem e expressarem sentimentos de solidariedade.



Baseado em: Gálatas 5.22



O que você deverá fazer:



1. Organizar os participantes em fileiras de três ou quatro, conforme o numero total de participantes.

2. Cada grupo receberá o nome de um vagão que, junto aos demais, comporá um trem.

3. O grupo que forma a locomotiva puxará o trem, e terá o nome de “Espírito Santo”.

4. Cada parte do trem estará associado com os “frutos do Espírito”, escrito em Gl 5.22, escolhido pelo grupo, por exemplo: um vagão representa caridade, e assim por diante.

5. O facilitador orientará o grupo da locomotiva a fazer o trem partir só quando estiver completo. A locomotiva deverá formar o trem dizendo: “O trem da solidariedade quer partir, mais falta...”.E citará um dos componentes do vagão para dizer em voz alta que sentimento está levando para o grupo que contém o vagão.

6. Todos os grupos que forem chamados dirão que sentimentos os levam, segurar-se-ão pela cintura e irão juntar-se à locomotiva, que já começará a caminhar e a fazer evoluções pela sala.

7. Quando o trem estiver completo, sai pela sala gritando o nome dos sentimentos que estará levando.



Pontos para discussão: Cada “fruto” citado em Gálatas 5.22