Torne o Culto Interessante



TORNE O CULTO INTERESSANTE




Barb Jenista e Sue Miholer



Combine uma criança ativa e um culto cedo na manhã com duração de mais de uma hora e não se surpreenda se a criança tiver dificuldades para prestar atenção. Talvez você tenha tentado distrair a criança com brinquedos, suborná-la com alguma guloseima, até mesmo ameaçado-a com um olhar que diz: “Fique quieta agora ou você irá passar o restante de sua vida em seu quarto”.





Mas ajudar seu filho a gostar da igreja não precisa ser algo difícil. Com algumas atividades criativas relacionadas ao culto você pode ajudar seu serelepe a prestar atenção no culto e até mesmo compreender o que está acontecendo.





Tente usar algumas destas sugestões a cada semana. Todas elas funcionam bem se você chegar alguns minutos antes do início do culto.





Sente-se nos Primeiros Bancos





A fim de reduzir as distrações, ajudará se você escolher sentar-se nos primeiros bancos de onde seu filho tenha boa visão do altar e do púlpito. Isto lhe permite ver a pessoa que apresenta a música e sentir-se “perto e íntimo” do pastor. Antes do início do culto, converse com a criança a respeito das partes diferentes da igreja – o altar, o púlpito, o batistério e outros detalhes que sejam do interesse dela. Encoraje seu filho a prestar atenção na forma como o pastor prega.







Sugestão Adicional:

Ainda, durante a semana, leve seu filho à igreja e apresente-o ao pastor, se possível durante a semana, e a outros membros responsáveis pelo culto. Mostre-lhe a igreja por dentro, o púlpito a fim de que a criança conheça bem o santuário. Isso evita as contorções envolvidas na exploração visual do santuário durante o culto em si.





Algo Sério





Providencie um caderno de anotações para cada membro da família. Permita que cada um o personalize como quiser. Diga às crianças que elas podem usar esse caderno para fazer notas a respeito do sermão, escrever uma relação de palavras ou registrar perguntas que possam ocorrer sobre o culto ou o sermão. Antes de sua família deixar a igreja, peça a seus filhos para escreverem uma pergunta que você deseja que eles respondam no caderno: “Como você se sentiu quando a música foi apresentada?”; “Que três coisas na igreja você mais gosta?”; “Se você pudesse fazer uma pergunta ao pastor a respeito do sermão de hoje, o que perguntaria?”





Sugestão Adicional:

Durante a semana, use as anotações de cada um para rever a mensagem. Falem a respeito de meios pelos quais vocês podem aplicar o que aprenderam e conversem a respeito das perguntas ou algo que não tenham compreendido.









Conjecturas





As palavras e conceitos usados na igreja são quase uma língua estrangeira para muitos de nós (especialmente para as crianças). Permita a seus filhos perguntar-lhe as respeito das palavras que lhes são desconhecidas. Se possível, dê uma explicação rápida e escreva a palavra para conversarem em casa a respeito dela. Quando o pastor falar algo que é familiar à criança, saliente isso. Por exemplo, caso ele fale em vencer problemas, comente com a criança a respeito de Davi e o gigante Golias.





Elogie a criança quando ela estiver ouvindo com atenção. Depois do culto converse com ela a respeito de como ela pode aplicar o que ouviu à sua vida.





Sugestão Adicional:

Durante a semana, encoraje seu filho e os amigos dele a brincarem de “igreja”. Permita-lhes serem os lideres enquanto você assume a posição de membro. Este é um meio excelente para saber o que seu filho entende da igreja e para esclarecer algum conceito errado que possa ter. Os diálogos que vocês mantêm são uma extensão natural do sermão.





Ganhar, Perder ou Desenhar





Leve lápis de cor e papel para a igreja e peça a seu filho para fazer “anotações” durante o culto. Ele pode começar por desenhos simples do que vê e ouve e depois passar para palavras quando for mais velho.





Caso seu filho seja muito pequeno e necessite de ajuda para desenhar, faça alguns desenhos antes do culto para representar o pastor e outros “participantes” no culto. Caso a leitura bíblica seja baseada em uma história conhecida de seu filho como, por exemplo, Daniel ou Noé, desenhe pessoas e animais referentes à história.





Depois do culto, peça a seu filho para contar-lhe a respeito dos desenhos que fez ou do que escreveu. Você pode até mesmo guardá-los em um livro especial de recortes.





Sugestão Adicional:

Durante a semana, prepare com seu filho um guia para ajudá-lo a ouvir. Encontrem figuras de palavras que provavelmente irá ouvir durante o culto: igreja, cruz, Bíblia, Jesus.





Senha





Olhem o boletim da igreja. Peça a seu filho para fazer um círculo nas atividades que podem envolver a família toda – hinos, orações ou leitura. Sublinhem as palavras desconhecidas para serem discutidas mais tarde.





Façam uma estrela nos hinos conhecidos no boletim. Se houver uma folha com o hino, vejam as palavras que podem ser desconhecidas. Ensine o coro de algum hino desconhecido da criança a fim de que possa participar na hora em que for cantado.





Faça uma relação de palavras que provavelmente o pastor irá usar durante o sermão e peça para seu filho fazer uma estrela ao lado quando ouvi-las. Caso ele ainda não possa ler, faça desenhos. Para tornar essa atividade competitiva, coloque as palavras ou desenhos em quadrados como bingo a fim de que seu filho tenha pressa de preencher a linha.





Sugestão Adicional:

Durante a semana, ajude seu filho a fazer sua própria lista de palavras. Ajude-o a pensar nas palavras que normalmente ouve na igreja e escrevê-las ou desenhá-las em uma folha pequena de papel. Aumente o número e complexidade das palavras à medida do desenvolvimento da criança.





Todos ganham! Esses jogos farão mais do que simplesmente ajudar seus filhos a se comportarem durante o culto. Eles lhe permitirão integrar a igreja na vida diária de tal forma que um complemente o outro. Ainda, você experimentará uma maravilhosa proximidade com seus filhos nessa área especial da vida.





Barb Jenista e sua irmã Sue Miholer são co-autoras deste artigo com base em um seminário desenvolvido pela Barb, titulado: Kids in the Kongregation