MEMORIZAR A PALAVRA DE DEUS PODE SER DIVERTIDO



. Use giz de cera branco para escrever o seguinte verso em uma cartolina branca: “O sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” - I João 1:7. Então permita que cada criança tenha a oportunidade de pintar com tinta vermelha uma palavra do verso. Sigam repetindo as palavras até que tenham sido totalmente pintadas e o verso completo possa ser visto.



2. Escreva o verso na lousa. Então fique de costas para ele e diga às crianças que você acha que já pode recitá-lo perfeitamente. Diga: Se eu não souber alguma palavra, vocês me ajudem, por favor. Caso esteja ensinando I João 2:6: “aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou”, comece dizendo: “Todo menino e menina que ...”. Permita que as crianças corrijam seu erro. Comece novamente com a primeira palavra do verso, dizendo: “Aquele” e então “que fala” em vez de “diz”. Continue dessa forma ao longo do verso substituindo por sinônimos. Quando chegar ao fim do verso, diga: “Acho que preciso da ajuda de vocês para falar o verso”.



3. Prepara o “Pote do Verso para Memorizar”. Em tiras de papel escreva dez atividades como, por exemplo, “Fique em pé e recite o verso áureo”; “Vire para a esquerda e repita o verso áureo”; “Cruze os dedos e repita o verso”; “Segure a ponta do nariz e repita o verso” e assim por diante. Dobre as tiras de papel e coloque-as no pote. No início da Escola Sabatina, permita que as crianças decorem o pote com adesivos.



4. Coloque os papéis em uma jarra. Não diga às crianças para que servirá a jarra, apenas que ela será usada na memorização do verso. As crianças estarão ansiosas para que chegue o momento em que irão repetir o verso.



5. Escreva o verso em uma cartolina e enrole-a formando um rolo. Permita que as crianças se revezem abrindo o rolo lentamente a fim de que o texto vá aparecendo aos poucos e as crianças lendo palavra a palavra. Veja que todas que desejarem participem nessa atividade

 
 
 
Pamela J. Kuhn trabalha há vinte e cinco anos com crianças. Ela diz: “Meu alvo é fazer com que as crianças sob meus cuidados de apaixonem pela Palavra de Deus. Desejo que estejam tão entusiasmados que as páginas saltem para seus corações”.




[Extraído de Kids’ Ministry Ideas, outubro – dezembro de 2005, pp. 24-26.]