Programação para Acampamento Biblico infantil


Dividir as crianças em 4 equipes nas cores: Amarela, Roxa, Azul, Vermelha. Amarrar as fitas nelas que deveram usar em todos os dias no Acampamento. Atenção: Mesclar as idades.
Quadro de pontos das equipes.
Regra: Não pode tirar a fita, se na hora do culto a criança não tiver com fita da equipe perderá 1 ponto.


Aula 1: A pesca maravilhosa (Lc. 5: 1-11)

Louvor: À Cristo dai louvor.
A Equipe mais animada ganha 1 ponto.

Versículo chave: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14.6)

Esconder partes versículo no sítio. Cada equipe deve procurar o papel da cor da sua equipe, montar e colar na cartolina. A equipe que conseguir montar corretamente o versículo ganha 1 ponto. E a equipe que montar primeiro, ganha mais 2 pontos.

Hora da história

Método: Dramatização utilizando as próprias crianças

Escolha uma criança para ser Jesus e as demais serão os pescadores. Organize as cadeiras da classe de forma que monte um barco e combine com "os pescadores" que eles e deverão ficar sentados na cadeira e fazer os movimentos como se realmente estivessem no mar pescando.

Hora da História:

Pedro, André, Tiago e João eram pescadores e tinham passado a noite toda pescando. Eles jogavam suas redes no mar e nada, não conseguiram pescar nenhum peixinho. Jogavam novamente e nada e assim eles passaram a noite toda. Eles lançaram as redes várias vezes, mudaram de lugar e nada! Nenhum peixinho. (As crianças deverão fazer os movimentos como se estivessem lançando as redes no mar - que será o lado de fora das cadeiras).  Ao amanhecer, provavelmente eles já estavam cansados, desanimados e muito tristes, pois eles e suas famílias viviam da pesca. Como poderiam voltar para casa de mãos vazias?
Os barcos já estavam parados na margem do rio e os pescadores já desceram dos seus barcos (As crianças deverão sair das suas cadeiras) com suas redes vazias e estavam lavando-as (As crianças deverão fazer os movimentos como se estivessem lavando as redes) se preparando para ir para casa descansar um pouco e voltar a noite para pescar novamente, foi quando eles viram uma multidão se aproximar.  (As crianças param de lavar as redes e olham para "a multidão" enquanto isso Jesus caminha em direção aos pescadores).
Jesus estava caminhando e ensinando a Palavra de Deus (Jesus ensinando a palavra de Deus). A multidão era tão grande que muitos não podiam vê-lO, nem ouvir direito o que Jesus falava. Jesus, então, viu os barcos parados na margem do rio e próximos aos barcos Ele pode ver os pescadores lavando as redes de pesca (As crianças lavam as redes). E assim, Jesus, entrou no barco de Pedro, e pediu que ele empurrasse um pouco o barco para que se afastasse da margem (um dos pescadores faz movimentos como se estivesse empurrando o barco). Sentado no barco (Jesus senta em uma das cadeiras), Jesus ensinava a multidão (Jesus ensinando). Quando Jesus acabou de ensinar, disse para Pedro (Jesus fica de pé e olha para um dos pescadores): "Leve o barco para a parte do rio que é bem funda e lance a rede." Pedro respondeu: (A criança para quem Jesus olhou finge responde) "Senhor, trabalhamos a noite toda e não pescamos nada. Mas, confiando em Tua Palavra, lançarei a rede de novo." (As crianças voltam para suas cadeiras e sentem-se). Os pescadores lançaram as redes (As crianças lançam as redes no mar), e quando eles puxaram tinham tanto peixe que as redes estavam pesadas (As crianças fazem caretas como se estivessem puxando uma rede bem pesada).
Eram tantos peixes que as redes quase arrebentaram. Foi preciso chamar o barco dos outros pescadores para que eles viessem ajudar. Encheram os dois barcos com os peixes que estavam nas redes.
Como eles ficaram felizes! Agora tinham muitos peixes e não voltariam para casa de mãos vazias. E vendo este milagre Pedro, ajoelhou-se aos pés de Jesus, e disse: "Senhor, afasta-se de mim, que sou um homem pecador." E Jesus respondeu: "Não tenha medo, de agora em diante você será pescador de homens." Depois deste milagre, eles, passaram seguir a Jesus e tornaram-se pescadores de homens.

Comentários:
* Jesus é mesmo maravilhoso! Ele sempre supre as nossas necessidades.
* Pedro não entendeu por que Jesus o mandou pescar de novo, mas obedeceu.
* Devemos obedecer a Jesus mesmo quando não entendemos.
* Ser pescadores de homens significa falar sobre Jesus para as outras pessoas.
* Jesus quer que todos seja pescadores de homens.

Brincadeira:
Barco Bíblico: Sente as crianças em círculo, dê um barco de papel para que passem enquanto a música estiver tocando, quando a mesma parar, quem estiver com o barco deverá sortear uma pergunta e responder. Marcar pontos cada pergunta certa vale 2 pontos.

Atividade: Atividade colorir e recortar os peixes.



 Lembrancinha: Confeccionar Peixes com imã de geladeira.

Brincadeira final: Peixinhos e Tubarões
Deixar uma área neutra, onde os tubarões não poderão pegar os peixinhos. Separe a classe em dois grupos, um para formar o time dos peixinhos e o outro o dos tubarões.  Coloque uma música para tocar bem baixinho, os peixinhos saem para passear. Quando aumentar o volume da música, os tubarões saem para tentar pegar os peixinhos que deverão voltar correndo para o local neutro. O peixinho que for pego vira tubarão.



Aula 2 Zaqueu - Muito Baixinho Para Ver (Lc. 19:1-10)


Louvor: Dê um sorriso só.
Versículo Bíblico:Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14.6)

Cada equipe deverá criar uma música para o versículo estudado. Tempo 15 minutos. Apresentar a música. A equipe que cumpri a tarefa ganha 5 pontos.

Hora da História

Método: Visual da história
 As pessoas não gostavam de Zaqueu. Ninguém queria estar perto dele.  Vocês querem saber por que as pessoas não gostavam de Zaqueu? Por causa do trabalho dele. Zaqueu era cobrador de impostos. Ele cobrava das pessoas pobres mais dinheiro do que elas deviam. Ele queria ficar rico de qualquer maneira. Isso que ele fazia era roubar. E as pessoas não gostavam disso.
Um dia, Zaqueu ouviu dizer que Jesus amava a todas as pessoas. Ele deve ter pensado assim: Será que Jesus me ama? Acho que Ele não me ama. Eu roubei tanto dinheiro dos outros. Crianças o que vocês acham? Será que mesmo assim, Jesus amava Zaqueu? Com certeza, pois Jesus ama a todas as pessoas igualmente!
Um dia Zaqueu ouviu dizer que Jesus estava por perto. Jesus estava indo para Jericó, cidade onde Zaqueu morava! Zaqueu queria muito ver Jesus! Esse homem que amava a todos independente do que faziam.
Zaqueu estava caminhando pelas ruas entre a multidão. Ele era muito baixinho e não conseguia ver por cima da cabeça das pessoas. Ele ia perder a oportunidade de ver Jesus! Então decidiu subir numa árvore para ver Jesus passar. Subiu o mais alto que pode e assim conseguiu ver melhor.
Jesus, que conhece o nosso coração, compreendia como Zaqueu se sentia. E quando Jesus chegou próximo da árvore onde Zaqueu estava, parou embaixo dela, olhou para Zaqueu e disse: “Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje.” As pessoas ficaram muito surpresas! Não podiam acreditar que Jesus queria ir à casa de Zaqueu, aquele trapaceiro! Zaqueu desceu imediatamente da árvore e levou Jesus até sua casa.
Agora Zaqueu sabia que estava perdoado. Tinha certeza que Jesus o amava. Jesus disse a Zaqueu e a todos seus familiares quanto Ele os amava e desejava que pertencessem à Sua família. Contou-lhes que viera a Terra para salvar todas as pessoas, inclusive eles. Zaqueu ficou muito feliz por pertencer à família de Deus. Ele desejava fazer as coisas como Jesus fazia. Então olhou para Jesus e disse: “Quero dar a metade, do meu dinheiro aos pobres; e quero devolver quatro vezes mais o que roubei dos outros. Quero amar a todos como Jesus os ama.” Jesus ficou muito feliz ao ver que Zaqueu queria amar a todas as pessoas. Jesus quer que nós todos também compreendamos que pertencemos à Sua família.

Comentários:
* Quando Zaqueu conheceu Jesus, ele se arrependeu dos seus erros, Jesus o perdoou e ele mudou de vida.
* Jesus perdoa todo àquele que se arrepende dos seus erros.
* Nós também devemos perdoar as pessoas que nos fazem mal, seguindo o exemplo de Jesus.
* Jesus ama todas as pessoas e as convida independente da idade, do tamanho, do que fazem, pois todos são especiais.
(Professor, não se esqueça de fazer o convite para a classe se tem alguma criança que gostaria de caminhar com Jesus)

Brincadeira: Elabore cartões com perguntas sobre a história contada. Divida a classe em equipes. Sorteie uma criança de cada equipe para ficar no tabuleiro. Um dos componentes da equipe joga o dado, sorteia uma pergunta, se acertar a resposta a criança que estiver no tabuleiro anda o número de casas correspondente caso contrário permanece no local. Ganha a equipe que chegar primeiro ao fim do tabuleiro. Cada pergunta certa ganha 1 ponto.

Atividade: Pintar e recortar Zaqueu para subir na árvore.

Lembrancinha: Entregar a árvore com um pirulito atrás e o versículo estudado.


Aula 3 Uma Grande Amizade - O Paralítico de Cafarnaum (Mc. 2:1-12)

 Louvor: Faça o melhor pra Deus.
 Versículo para memorizar: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14.6)

Quebra Cabeça de coração. A equipe que montar primeiro ganha 3 pontos. As demais equipes que conseguir montar o quebra-cabeça leva 1 ponto

Método para a contação da história: História ilustrada

Hora da História

Certa vez, quando Jesus voltou à cidade de Cafarnaum, logo se espalhou a notícia de que Ele estava ensinando a palavra de Deus em uma casa.
Foi tanta gente que se juntou para ouvir Jesus, que não havia mais lugar para ninguém dentro da casa; nem mesmo do lado de fora, perto da porta. Enquanto Jesus estava pregando, chegaram quatro amigos trazendo um paralítico.         
Um dos amigos falou: "Tem gente demais aqui!" E por causa da multidão, não puderam levar o homem até Jesus.        
 Por isso, decidiram subir no telhado da casa onde Jesus estava e fizeram um buraco no telhado da casa e desceram o amigo para dentro da casa.         
Quando Jesus viu como eles tinham fé, disse ao paralítico: "Filho, os seus pecados estão perdoados."         
Mas, alguns Mestres da lei dos judeus diziam uns aos outros: "Como é que este homem tem coragem de falar assim? Nenhum homem pode perdoar pecados! Só Deus tem esse poder!"         
Jesus sabia o que eles estavam pensando. Por isso, disse: "Por que é que vocês estão pensando assim? O que é mais fácil dizer a este paralítico: 'Que seus pecados estão perdoados', ou dizer, 'levanta-se, pegue sua cama, e ande? ' Vou provar para vocês que eu tenho autoridade na terra para perdoar pecados!”.
Foi então que Jesus disse ao paralítico: "Levante-se pegue a cama e vá para casa!" Enquanto olhavam, o homem se levantou, pegou a cama, e foi embora.
Todos ficaram muito admirados. Louvavam a Deus e diziam: "Nunca vimos uma coisa assim!”.

Comentários:
* Muitas vezes temos problemas que são difíceis de resolver e não conseguimos sozinhos, por isso precisamos dos amigos.
* Os amigos daquele paralítico não mediram esforços para levar o amigo até Jesus para ser curado.
* Os quatro amigos do paralítico trabalharam juntos e acharam uma solução para problema de como alcançar Jesus.
* Jesus é nosso melhor amigo, Ele é a prova do amor de Deus pelas pessoas.

Brincadeiras:
Gincana: Afunda ou Flutua
          Encha um aquário com água e separe alguns objetos que afundam e outros que flutuam na água. Uma equipe de cada vez, começar pela equipe que está ganhando. Se a equipe acerta ganha 1 ponto.
  ♦ Sugestões de objetos que afundam: borracha, pilha, papel alumínio amassado, garfo, cenoura, batata, moeda, clips, massa de modelar, ovo, feijão cru, giz, prego, grão de bico cru, etc
  ♦ Sugestões de objetos que flutuam: canudo, jaca, repolho, maçã, cebola, lápis, giz de cera, garrafa pet vazia, apoio para cortar carne de madeira, pente de madeira, melancia, etc

Atividade: Recortar e montar a história.



Lembrancinha: Confeccionar Óculos 3D em E.V.A.: Para os Meninos Óculos no formato de tubarão e para as meninas no formato de polvo ou estrela do mar. No local da lente colar celofane azul de um lado e vermelho do outro, para imitar um óculos 3D.


Aula 4 O Primeiro Rei de Israel e a escolha de um Novo Rei

Louvor: O coração da menina e do menino que tem Jesus é diferente.
Fazer um concurso de careta. Um de cada equipe. Conforme cantar a música o membro da equipe precisa se expressa. Se a equipe realizar a tarefa ganha 1 ponto.

Versículo Chave: Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem às fontes da vida.  Provérbios 4:23

Técnica do Varal: Com o barbante montar 4 varais. Embaralhar as partes do versículo em um canto na sala. Cada equipe deverá pegar as partes do versículo, um membro de cada vez e montar o versículo. Se a equipe conseguir ordenar o versículo ganha 2 pontos.

Hora da história
Método de Contação: Visual da história

Quando Samuel já estava velho, o povo de Deus disse; “Nós queremos um rei para governa”. Samuel pediu ajuda a Deus, e Deus disse a Samuel para advertir o povo sobre todas as dificuldades que um rei poderia trazer.
Um rei faz com que os jovens se alistem no seu exército, e as pessoas teriam que dar as melhores coisas que possuíssem para apoiar o rei.
Samuel advertiu o povo, mas eles não o escutaram. Então Deus falou para Samuel dar a eles um rei. O primeiro rei de Israel foi Saul, por 20 anos ele foi um bom rei então ele passou a desobedecer às ordens de Deus e a desagradá-lo. Por causa disso, Deus resolveu escolher outro para ser rei em seu lugar. 
Deus falou para o profeta Samuel: “Até quando você vai continuar a tendo pena de Saul? Eu não quero mais como rei de Israel. Enche um chifre de azeite e vai até a casa de um homem chamado Jessé, pois escolhi um dos filhos para ser rei”. Vocês sabem por que Deus falou desse jeito com Samuel, crianças? Porque o rei Saul insistia em desagradar a Deus desobedecendo às ordens dadas por Ele através do profeta Samuel. Mas mesmo assim, o profeta ficava com pena de Saul.
Quando Samuel encontrou Jessé, disse; “Eu gostaria de conhecer seus filhos”. Quando Samuel os viu pensou: Estes são homens que aparentam ser fortes. Deus disse: “Eu não vejo como o homem vê. O homem olha para a aparência, mas Eu vejo o coração”. Que grande lição Deus nos dá através desta palavra, não é mesmo? Ele não olha para nossa aparência, se somos baixinhos ou altos, gordinhos ou magros, barrancos ou negros, o que importa para Deus é o nosso coração e se fazemos ou não a Sua vontade.
Samuel perguntou a Jessé: “você tem outro filho?” Jessé disse: “Sim. Seu nome é Davi. Ele está no campo com as ovelhas”. Então Samuel mandou chamá-lo e sabem o que aconteceu, crianças? Deus falou para Samuel: “Derrama o azeite sobre este jovenzinho, pois é o meu escolhido”.  Samuel ungiu Davi. Ele derramou o óleo na cabeça dele, e Davi encheu-se com poder de Deus o Espírito do Senhor passou a habitar nele.

Refletindo na História
Deus escolheu a Davi porque ele tinha um coração humilde e temente a Deus. Assim como escolheu a você através da Sua Palavra. A família de Davi não sabia o que aquela unção significava, pois Samuel não havia dito a eles que estava ungindo o futuro rei de Israel.
Davi voltou a cuidar das ovelhas de seu pai, sem ficar orgulhoso do que havia acontecido. Por isso, para sermos abençoados por Deus, precisamos ter um coração cheio de amor e obediência à Sua Palavra e fazermos tudo que Ele nos orienta através da Bíblia. Davi era um filho obediente e muito amoroso e isso agradou a Deus.

Brincadeira: Telefone sem fio. Uma equipe de cada vez. Caso as outras equipes fizerem barulho ou não prestarem atenção perderam 2 pontos. Se a equipe conseguir transmitir a mensagem corretamente ganha 1 ponto.

Atividade: Coração. Pintar e recortar e colar o que pode estar dentro do nosso coração


Lembrancinha: Coroa.


Aula 5 – Zé Coração

Louvor: Dança do Zé coração. Brincar de Estatua.
O ultimo jogador, verificar qual a equipe, e ganha 1 ponto. Fazer 2 jogadas com a mesma música.

Versículo Chave: Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem às fontes da vida.  Provérbios 4:23
Jogo dos cartões de versículo Bíblico. Um cartão para cada equipe. Se a equipe realizar a tarefa ganha 1 ponto.

Hora da história
Zé Coração



1.                 Este é o Zé Coração. Vocês sabem por que ele tem esse nome? É porque o seu rosto tem o formato de coração. Ele é um menino mal humorado, por isso, não tem amigos.


2.                 Ele tem olhos tristes.Seus olhos só veem o defeito dos seus colegas. Ele não acha nada bonito. Para ele, o mundo e a vida são horríveis. Ele não se alegra com nada. Qualquer coisa é motivo de choro.



3.                 Seus ouvidos são tristes. Ele só gosta de ouvir piadas picantes, indecentes, zombarias e palavrões.

4.                 Ele fala mal de todos, põe defeito nos colegas... Ele é malcriado, responde com desrespeito aos professores, às autoridades. Ele não respeita ninguém.



5.                 Tic-tac, tic-tac! Ele não tem tempo para ajudar aos outros. Além disso, ele também só chega atrasado às aulas.

6.                 Eles vão a lugares que não agradam a Deus. Eles costumam ser usados para fazer os colegas tropeçarem e para praticarem coisas más.

7.                 E suas mãos? Delas também só sai tristeza. Zé as usa para roubar coisas de seus colegas, como lápis, dinheiro, caneta e borracha. Os professores já não sabem o que fazer com ele.

8.                 Beto era um menino feliz e ao contrário de Zé Coração, gostava de fazer amizades. Por ser muito simpático, Beto logo conquistou a amizade de Zé. E, num instante, Beto já estava falando de Jesus e do amor de Deus para o Zé. Ele até mostrou um versículo na Bíblia, que dizia:
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que n’Ele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna.”
Beto mostrou a Zé Coração, que o amor de Deus por ele e por toda a humanidade havia sido tão grande, que Ele enviou Seu único filho, Jesus Cristo, para morrer numa cruz por nossos pecados, nossos erros. E aquele que crer no sacrifício de Jesus não apenas terá vida eterna, mas terá também uma vida com objetivos, uma vida mais feliz.

9.             Zé Coração sentiu o amor de Deus por ele, reconheceu as coisas erradas que fazia, e ele resolveu entregar sua vida a Jesus Cristo, pedindo-lhe para mudar, totalmente, o seu modo de ser. E Jesus ouviu o pedido de Zé, transformando sua vida. Agora, ele é um menino feliz.
  


Os seus olhos, agora, enxergam o mundo lindo que Deus criou. Zé, agora, sabe ver as qualidades dos outros.



Ele também gosta de ouvir só coisas boas. Agora, os seus ouvidos estão sempre alegres.
 


Os seus pés passaram a andar só em lugares que agradam a Deus. Eles também são alegres.



As suas mãos, agora, vivem dispostas a ajudar os outros. E ele já não tira mais nada dos outros. Suas mãos são alegres.

Quanto à sua boca, dela, hoje, só saem palavras agradáveis, de estímulo e companheirismo.

Hoje, todos notam a transformação que Jesus fez na vida de Zé. Seus colegas e professores tornaram-se seus amigos e Zé, passou a ter, agora, uma vida repleta de sentido, uma vida cheia de razão, feliz.

COMENTÁRIOS:
* Pé Triste: Bailes, lugares com jogos ilegais, fugir da escola, fugir de casa.
* Pé Feliz: Igreja: Onde podemos louvar, testemunhar, orar...Escola – Onde podemos estudar.  Lar: Onde podemos ajudar a mamãe e o papai indo para onde eles nos mandam etc...

* Mão Triste: Bater, beliscar, fazer gestos de palavrões, etc...
* Mão Feliz: Igreja: onde podemos orar (com as mãos unidas), cumprimentar os irmãos, etc...Lar: onde podemos ajudar a mamães, o papai e os irmãos com as tarefas - Outros: fazer carinho nos que sofrem, servir aos pobres.

* Ouvido Triste Músicas com letras imorais, conversas que entristecem a Deus, fofoca, mentira, etc...
* Ouvido Feliz Hinos, irmãos cantando, palavras carinhosas, passarinhos cantando, etc...

* Boca Triste: Palavrões, fofocas, ofensas, mentiras, gritos, etc...
* Boca Feliz: Versículos, hinos, elogios, palavras de carinho, risos, etc...

* Olho Triste: Filmes imorais, ficar de olhos abertos durante a oração, etc...
* Olho Feliz ler a Bíblia, falar de Jesus para outras pessoas, fazer oração.

Brincadeira: Mestre mandou. No pátio realizar diversas ordens.

Atividade:
- Dobradura de coração. Após essa atividade brincar de amigo secreto.

Lembrancinha: Confeccionar miçanga do Livro Sem palavra. Contar a história usando a miçanga explicando o objetivo de ser um missionário.

Calcular os pontos das equipes. Anunciar a equipe vencedora. Entrega de saco de doces para todos.